Tipos de Pensamentos
top of page
  • Foto do escritorSilvio Mates

Tipos de Pensamentos


Quem entende melhor seus pensamentos, vive mais feliz.



Permita-me entregar minha contribuição para ajudar você a baixar a curva de aprendizado sobre os pensamentos: Todos nós, de uma forma ou de outra, lidamos com a mente. O pensamento é a matéria-prima da mente. Portanto, lidamos com o pensamento o tempo todo. É possível pensar sobre os pensamentos? Podemos classificar os pensamentos? Eu identifiquei dois tipos básicos de pensamentos nos seres humanos que metaforizei para melhor entendimento. Há os pensamentos preto e branco e há os pensamentos coloridos.


Os pensamentos preto e branco são binários. Eles consideram apenas duas possibilidades. Posso, não posso. Sim e não, Farei, não farei. Aceito, nego. Concordo, discordo.


O pensamento preto e branco tende a não ver nuances e a não se curvar. Ele se quebra pela rigidez, como uma pedra, ou é sempre tão mole quanto a água. Duro ou mole, fácil ou difícil, grande ou pequeno. Religioso, ateu. Creio, não creio. 8 ou 80.


O pensamento colorido, além de ver o preto e o branco, vê também a presença de cores. Mas não apenas as sete cores do arco-íris. O pensamento realmente colorido tira um tempo para pensar, para observar, para analisar e finalmente, somente depois de muita análise e observação, concluir. Ainda assim, ele ou ela - a pessoa - não se compromete, pois sabe que pode haver cores subjacentes... que pode haver outras possibilidades.


Por que estou escrevendo este artigo neste blog? Porque todos lidamos com esse tópico todo o tempo em nossas vidas, conosco e com os outros. Sempre que encontro um paciente "preso" a uma estrutura de pensamento preto e branco (sou hipnoterapeuta) eu explico para ele ou para ela sobre o mundo das possibilidades e falo sobre os tipos de pensamentos. E sabe o que acontece? 99 casos em 100, eles se libertam do pensamento aprisionante.


Muitas vezes, nós nos aprisionamos em nossos próprios pensamentos. Terapia, é ajudar o paciente a se libertar de si mesmo, de suas próprias correntes escravizantes. E mais, isso também acontece conosco - com todos nós - em nosso dia-a-dia. De quando em vez, eu me pego em um pensamento preto e branco.


E quanto a você?

----------- P.S.: A criação ou percepção da metáfora é minha, mas você pode usá-la à vontade, ela pertence a todos nós.


Sílvio Kniess Mates

048.98409.4004

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page