Realidade: A Definição
top of page
  • Foto do escritorSilvio Mates

Realidade: A Definição

Mesmo tentar definir o que entendemos por "realidade" é um ato repleto de dificuldades




O que realmente queremos dizer com realidade? Uma resposta direta é que significa tudo o que aparece aos nossos cinco sentidos - tudo o que podemos ver, cheirar, tocar e assim por diante. No entanto, essa resposta ignora entidades problemáticas como elétrons, a recessão e o número 4, que não podemos sentir, mas que são muito reais. Também ignora membros fantasmas e cheiros ilusórios. Ambos podem parecer vividamente reais, mas gostaríamos de dizer que isso não faz parte da realidade.


Poderíamos ajustar a definição equiparando a realidade ao que parece ser um grupo suficientemente grande de pessoas, descartando, assim, alucinações subjetivas. Infelizmente, também existem alucinações experimentadas por grandes grupos, como uma ilusão em massa conhecida como koro, observada principalmente no sudeste da Ásia, que envolve a crença de que os órgãos genitais estão encolhendo de volta no corpo. Só porque muitas pessoas acreditam em algo não o torna real.


Outra possível marca de realidade em que podemos nos concentrar é a resistência que ela apresenta: como o escritor de ficção científica Philip K. Dick coloca, a realidade é aquela que, se você parar de acreditar nela, não desaparece. As coisas que inventamos acabam cedendo aos nossos desejos e vontades, mas a realidade é teimosa. Só porque acredito que há uma rosquinha de geléia na minha frente, não significa que realmente exista uma. Mas, novamente, essa definição é problemática. Coisas que não queremos considerar reais também podem ser teimosas, como sabe quem já ficou preso em um pesadelo.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page